webcam
PRAIA DO PEDRÓGÃO 🡕
Logo Visite Leiria

Rostos de Leiria – Pedro Oliveira

18 de Maio

Rostos de Leiria – Pedro Oliveira

18 de Maio

Pedro Oliveira

Personagem – Pessoa definida pelo seu papel social.
O Pedro Oliveira é ator, encenador e contador de histórias. É um verdadeiro artista, e podemos dizer que é de Leiria, apesar de não ter nascido em terras de D. Dinis.
O Pedro é um dos rostos do teatro de Leiria e senhor do seu Nariz, Nariz esse que é um dos maiores orgulhos culturais da cidade.
Falemos, então, d’O Nariz do Pedro, que também é O Nariz da Vitória, do Luís, da Ana, do Marciano, da Francisca, do Nuno e de tantos outros que lhe deram e dão vida, desde 1994.
O Nariz é um Grupo de Teatro, que todos os anos organiza O ACASO – Festival Internacional de Teatro, entre uma infindável panóplia de outras atividades artísticas.
Fundado pelo Pedro Oliveira, teve durante muitos anos a sua sede e sala de espetáculos no centro histórico de Leiria, na adorável Rua Latino Coelho. Quantos atores nacionalmente reconhecidos por ali passaram, quantas memórias guarda aquele espaço tão reduzido e tão carismático e quanta saudade cabe nessas memórias…?
Hoje, O Nariz abre as portas na Rua Tenente Valadim, mais concretamente no Recreio dos Artistas, localizado no colorido Pátio do Jordão, onde o Pedro, um peixe pescador e um astronauta nos recebem sempre bem.

Personagem – Papel representado por um ator ou por uma atriz para personificar uma figura criada por um autor.
O Pedro Oliveira é mais do que o seu Nariz, é um ator de mão-cheia, que já representou um sem-número de papéis e que nunca deixa ninguém indiferente. Talvez o segredo esteja na preparação e entrega a cada personagem ou na vasta experiência que acumulou ao longo dos anos ou talvez em nada disso e o segredo seja o próprio Pedro e o seu extraordinário talento inato!
O Pedro Oliveira não podia ter sido nada mais do que o que é hoje: ator.
Aprendeu outros ofícios, foi instalador de alcatifas e de papel de parede e até teve a oportunidade de fazer carreira como bancário, mas o bichinho da representação é um chato e lá convenceu o Pedro que o papel da sua vida passava pelo palco e que o seu propósito era dar-nos o prazer de o ver encarnar eximiamente uma e outra personagem.

Personagem – pessoa excêntrica
O Pedro Oliveira é marcante, não só em palco, mas também no dia-a-dia.
Corpo esguio, cabelo rebelde e um estilo despreocupado são alguns dos traços que caracterizam a sua aparência, e à primeira vista questionamos se, por acaso, não terá vivido mesmo as vidas todas que já representou em palco, dada a força, personalidade e caráter que transmite.
Simpático e extremamente educado, o Pedro tem um sentido de humor acutilante e uma cultura geral própria da vida que escolheu.
Se já passaram pelo Pedro lembram-se dele, com toda a certeza, especialmente se tiveram o prazer de conversar com ele.