A PRAÇA
A calçada à portuguesa, a realização de iniciativas culturais e de lazer e a vista para o Castelo são alguns dos atrativos que levam leirienses e visitantes a frequentar esta praça.
A sua história inclui a existência de vários monumentos, como a Casa da Câmara, a Cadeia, o Pelourinho e o Paço dos Tabeliães.
No atual edifício do Ateneu de Leiria, antigo palácio setecentista da família Oriol Pena, cujo brasão ainda ostenta na fachada, funcionou, no século XIX, a Assembleia Leiriense de que Eça de Queirós era sócio e onde ia ler os jornais.
No seu romance “O Crime do Padre Amaro”, são várias as referências à Praça, que servia de local de encontro dos notáveis da cidade.
Hoje, tem o nome de um grande poeta leiriense do século XVI, Francisco Rodrigues Lobo.
No coração de Leiria, a Praça Rodrigues Lobo assume-se atualmente como a sala de visitas da cidade, espaço de lazer e convívio nas muitas esplanadas ali existentes.
LOCALIZAÇÃO
> Praça Rodrigues Lobo, 2400-217 Leiria
> GPS: 39º44’40.308″N | 8º48’28.458″W
> Como chegar