O desafio é deambular pelo ‘casco velho’ de Leiria, que tem vindo nos últimos anos a rejuvenescer, seja com uma nova dinâmica comercial, seja com propostas culturais, como festivais ou rotas literárias.
Por ruas e ruelas, o visitante pode tentar reconstruir os passos do padre Amaro e Amélia, figuras centrais do famoso romance de Eça de Queirós, ou deixar-se levar ao acaso por um espaço rico em elementos arquitetónicos.
Da Praça Rodrigues Lobo ao Castelo, são múltiplos os itinerários possíveis.
O Largo Cândido dos Reis (antigo Terreiro), a Fonte do Freire, a Rua de D. Afonso De Albuquerque e o Largo Paio Guterres (‘Gato Preto’) são apenas algumas sugestões de locais de interesse.
Não deixe de passar na Rua Direita (Rua Barão de Viamonte), que não faz propriamente jus ao nome, já que de direita tem muito pouco.
Pode também usufruir do percurso Polis, que, acompanhando o rio Lis, proporciona um passeio agradável, seja para a prática de exercício físico, seja para momentos em família.
De noite ou de dia, este é um Centro Histórico que não pode deixar de visitar, com dezenas de histórias para lhe contar e reviver.
Se não sabe por onde começar, conheça a cidade fazendo o percurso Rota Leiria Histórica.
LOCALIZAÇÃO
> Centro Histórico de Leiria
> GPS: 39º44’42.86″N | 8º48’31.234″W
> Como chegar: http://bit.ly/1XZ0iar