A Villa Portela foi mandada construir por Roberto Charters Henriques d’Azevedo, em 1894, numa arquitetura de inspiração suíça.
Composta por uma vasta área ajardinada e por um chalé oitocentista, constituía, à época, uma espécie de enclave pitoresco nos arredores de Leiria.
Os tempos tornaram a Villa Portela num dos mais emblemáticos imóveis históricos localizados na zona nobre da cidade.
A sua importância e o desejo da família de que o espaço fosse usufruído pelos leirienses levou o Município a adquirir o imóvel em 2017, com o objetivo de aqui instalar um Centro de Artes, cujas obras se encontram a ser projetadas.
Em julho de 2019, a Villa Portela é classificada como Monumento de Interesse Municipal, pois «representa um bem de valor cultural relevante para o Município de Leiria, no domínio histórico e arquitetónico, patenteando um testemunho distinto de vivências de uma família relacionada com factos históricos, plasmadas na memória coletiva da cidade de Leiria, constituindo um exemplar singular na sua malha urbana».
Em abril de 2022, o espaço entra em processo de reabilitação, requalificação, restauro e conservação, com o objetivo de o reconverter num Centro de Artes, sendo expectável que termine em outubro de 2023.
LOCALIZAÇÃO
> Largo da República
> GPS: 39º44’28.241″N | 8º48’35.078″W
> Como chegar