O mito
Há quem diga que o conceito “Leiria não existe” surgiu de uma piada recorrente em diversos países, onde há uma localidade que “não existe”. Na Alemanha, por exemplo, é Bielefeld que não existe, nos Países Baixos é Drenthe, no Brasil, Acre não existe, assim como Wyoming, nos EUA, ou Tlaxcala no México. Por cá, foi Leiria a escolhida, e nós fomos tentar entender porquê.
O início
Depois de percebermos que a resposta não estaria no Castelo de Leiria, o mais bonito de Portugal, nas frescas margens do Rio Lis ou nas ruas pitorescas do centro histórico da nossa cidade, decidimos viajar pela internet fora e saltar de link em link. Desembarcámos nos meandros do Reddit, escavámos bem fundo recuando até ao ano de 2020 e aí encontrámos um vídeo criado pelo u/Captain_tuga, onde o distrito de Leiria desaparece sem explicação. Segundo o criador do conteúdo, a sua inspiração foi uma imagem onde o nosso distrito não está presente.
Várias pessoas pegaram nesta ideia e, talvez por ser totalmente despropositada, começaram a difundi-la em jeito de piada.
Um novo fôlego
Foi em 2021 que surgiu a situação que viria relançar a discussão e ajudar a ideia de que Leiria não existe a ganhar popularidade: o lançamento de um novo mapa ibérico para o jogo Euro Truck Simulator 2.
Ao jogar o Euro Truck Simulator 2 com o novo mapa instalado, os jogadores ao volante do seu camião, por mais que percorressem a autoestrada do norte (A1), entre Lisboa e o Porto, nunca encontrariam a saída para Leiria. Leiria, simplesmente, não fazia parte do mapa, logo, neste jogo, Leiria não existia!
Ora, a ser verdade, isto seria um problema gigantesco, por duas razões: Em primeiro lugar, porque toda a gente sabe que os camionistas gostam de comer bem e que não dispensam uma paragem por estas bandas para saborear uma Morcela de Arroz grelhada ou um suculento e estaladiço Leitão Boa Vista; Depois, porque o Leiria Sobre Rodas, um dos eventos mais incríveis de Leiria, não seria possível sem camiões, desde os camiões de assistência até aos camiões que dão espetáculo na pista!
Mais achas para a fogueira
A piada sobre a inexistência de Leiria ganhou tal popularidade, que em pouco tempo se tornou viral, saltando de tweet em tweet (talvez a popularidade fique aquém da alcançada pela Feira de Leiria, mas quem sabe lá chegará…).
Em pouco tempo foram surgindo novas contas nas redes sociais, hashtags, memes e muitos outros conteúdos. Independentemente da faixa etária, da naturalidade ou do estrato social, a verdade é que se tornou comum ouvir que Leiria não existe, até mesmo entre os leirienses.
“Leiria não existe” foi tema central num trabalho académico de um grupo de alunos da licenciatura de Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa.
Mais recentemente, a cantora e compositora leiriense Inês Apenas, que chegou à final do Festival da Canção 2023 com o tema “Fim do Mundo”, utilizou o conceito “Leiria não existe” para o seu merchandising oficial.
Já o humorista e escritor Guilherme Fonseca decidiu incluir o tema no seu mais recente livro “Deve ser, deve”, um livro que apresenta algumas das teorias negacionistas mais interessantes/conhecidas/estapafúrdias que se conhecem, nomeadamente, a teoria de que “Leiria não existe”.
Com uma boa dose de piada (como, aliás, o tema sugere) o autor apresentou provas para a inexistência de Leiria, o que levou a que fosse convidado pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes, para desmistificar o assunto. Ao longo da conversa são questionadas várias das teorias abordadas no livro e apresentadas provas irrefutáveis, como o grande Rui Patrício ou as reconhecidas Brisas do Liz.
“Vou fazer-te uma visita, mesmo que Leiria não exista”
Foi esta a promessa de Inês Apenas, no final de 2023, quando lançou o tema “Leiria não existe”, que se afirma como uma resposta musical à teoria negacionista e que transporta Leiria a todo o país. Inês, eterna apaixonada pela sua cidade natal, quis desmistificar a teoria com bonitas rimas e sonoridades.
#leirianãoexiste chega à rádio
No início de 2024, já o mito #leirianãoexiste tinha originado inúmeros novos memes e partilhas nas redes sociais, quando Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Vera Fernandes e Nuno Markl decidiram dar-lhe tempo de antena nas Manhãs da Comercial, um dos programas de rádio mais ouvidos em Portugal. Desde o bug no jogo Euro Truck Simulator 2 até ao livro do Guilherme Fonseca e à sua conversa informal com Gonçalo Lopes, o Presidente da Câmara de Leiria, foram vários os argumentos apresentados. A Inês Apenas foi a convidada especial, e já sabemos porquê 🙂
Apesar de tudo, Visite Leiria
Perante a popularidade do tema “Leiria não existe”, decidimos aproveitar a boleia e também nós, Visite Leiria, promovermos o nosso concelho recorrendo a esta frase tão inusitada, que já percorreu o país de norte a sul, que passou fronteiras através do Reddit, facebook, instagram, tweeter e tik tok e que está nas prateleiras de todas as livrarias.
Mito?
Como qualquer bom mito, este “Leiria não existe” deve ser alimentado e vivido. Como destino, Leiria só pode agradecer este legado e promete honrar todos os que o construíram e elevaram. Afinal, o mito #leirianãoexiste, como provavelmente também não existiu o Milagre das Rosas, da Rainha Santa Isabel, a célebre esposa do nosso Rei D. Dinis.
Visita-nos e descobre por ti!