O QUE FAZER

O QUE FAZER

1 dia - Visite os nossos museus

Castelo de Leiria

Ainda hoje o Castelo de Leiria permanece como um símbolo monumental da história da Cidade.

Guarda no interior das imponentes muralhas vestígios das diversas fases de ocupação: desde fortaleza militar a palácio real.

Desde os primórdios da ocupação humana na Península Ibérica, quando os instrumentos principais eram feitos de pedra, o homem deixou-se encantar por estas paisagens envolventes, entre o mar e a serra!

Saber +

m|i|mo – museu da imagem em movimento

O m|i|mo – museu da imagem em movimento foi premiado em 2011 pela Associação Nacional de Museologia com uma menção honrosa na categoria de Melhor Museu Português.

Nascido no âmbito das comemorações do centenário do Cinema Português (1996), é um espaço de diálogo entre Arte, Ciência e Técnica, que desenvolve exposições, promove regularmente atividades lúdicas e criativas sobre temas como o cinema e a fotografia.

Saber +

Museu de Leiria

O Museu de Leiria, distinguido com o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura, é uma janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.

Prémio 2017
Vencedor – The silletto prize (European museum forum)

Saber +

Moinho do Papel

Equipamento reabilitado pelo Arquiteto Siza Vieira é um ex-libris da história da indústria leiriense. O ano de 1411 consagra o início da história do Moinho do Papel de Leiria, um dos primeiros na Península Ibérica, numa época em que a indústria da moagem era determinante para o desenvolvimento económico.

Nas recatadas margens do rio Lis, o moinho destaca-se pelas estruturas dos antigos rodízios que submergem no edifício e pelas grandes azenhas que sublimam a imagem de uma indústria artesanal de outrora.

Saber + 

2 Dia - Saia da cidade e respire natureza

Monte Real

Conhecida pelas suas termas, Monte Real assume-se como uma vila de charme, que combina natureza e património. O roteiro de visita inclui passagem obrigatória pelas ruínas dos paços reais, atribuídos à Rainha Santa Isabel, de onde se pode desfrutar uma vista magnífica do vale do Lis.

Lagoa da Ervideira

A lagoa da Ervedeira situa-se na freguesia de Coimbrão, no extremo norte do Concelho de Leiria.

Fundada a 1167 a Lagoa de Ervedeira é a única praia lacustre (lagoa) do distrito. Com 600 metros de extensão é um local de passeio e lazer em contacto com a natureza.

Saber +

Praia do Pedrógão

Uma ‘ilha’ entre o mar verde do pinhal de Leiria e o Oceano Atlântico, a praia do Pedrógão oferece um extenso areal, os benefícios do iodo, a Arte Xávega e sossego aos visitantes.

A Estrada Atlântica e a sua extensa ciclovia e a proximidade à Lagoa da Ervedeira são dois atrativos adicionais de uma estância balnear com qualidade certificada com três galardões: bandeira Azul, bandeira de praia Acessível e bandeira “Qualidade de Ouro”.

Saber +

3 dia - Calce umas sapatilhas e aceite o desafio

Roteiros Culturais

Promover e apoiar ações diferenciadoras que atraiam públicos (nacionais e internacionais).

Saber + 

Percursos Pedestres

A Rede de Percursos Pedestres de Leiria é constituída por pequenas rotas que  possibilitam aos pedestrianistas desfrutar da envolvente paisagística e arquitectónica do Concelho de Leiria, da Serra ao Mar. Em 2017 serão inaugurados cinco Pequenas Rotas, sinalizadas e homologadas de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Estes percursos pedestres apresentam diferentes níveis de dificuldade e serão apoiados por sinalética visível que possibilita com toda a segurança percorrê-los também em autonomia, em família ou com os amigos.

Saber +

Por fim, delicie-se com as nossas iguarias

Entre restaurantes e tabernas, independentemente da sua escolha, não parta sem degustar a morcela de arroz, o leitão assado à moda da Boa Vista e para sobremesa nada melhor que a Brisa do Lis.

Volte sempre, esperamos por si!