webcam
PRAIA DO PEDRÓGÃO north_east
Logo Visite Leiria

Viver o verão no concelho de Leiria: Praia do Pedrógão e Lagoa da Ervedeira

26 de Junho

Viver o verão no concelho de Leiria: Praia do Pedrógão e Lagoa da Ervedeira

26 de Junho

Praia do Pedrógão

Entre o verde do Pinhal de Leiria e o azul do Oceano Atlântico, surge a Praia do Pedrógão, com o seu extenso areal dourado, a arte xávega, os bares e as ondas salgadas.

A vila do Pedrógão tem duas praias de extenso areal: Pedrógão-Sul e Pedrógão-Centro. No verão, ambas as praias se enchem de veraneantes que desejam aproveitar o tempo quente e sentir a areia nos pés.

Estas praias destacam-se, ainda, por hastearem orgulhosamente as bandeiras Azul, Praia Acessível e “Qualidade de Ouro”. Este ano, a Praia do Pedrógão-Centro estreia-se na distinção “Zero Poluição”, atribuída pela Associação Zero, por não ter sido, ali, detetada qualquer contaminação microbiológica nos últimos três anos.

A acompanhar as praias estende-se uma ciclovia com 12km de extensão, que atravessa o pinhal de Leiria, passando ainda pela Lagoa da Ervedeira.

ARTE XÁVEGA
A Praia do Pedrógão é conhecida pela Arte Xávega, a pesca artesanal centenária, feita em embarcações em forma de meia lua e proa levantada, que puxam as redes até ao areal, com a ajuda de tratores e da força humana. Esta arte tem sido preservada até aos dias de hoje pelos pescadores, sendo um chamariz para os visitantes.

Atualmente, é o Flor da Praia Azul, o único barco que ainda se dedica à Arte Xávega na Praia do Pedrógão, que, todos os dias, traz as redes carregadas de peixe para o areal, sob o olhar atento dos curiosos que por ali param.

Há quem não resista e aproveite para comprar peixe fresquinho, com a garantia máxima qualidade.

DIVERSÕES
Para quem prefere ficar na esplanada a refrescar-se com uma bebida ou a deliciar-se com petiscos e comidinhas leves, o Pedrógão também tem bares e cafés super agradáveis, seja no areal ou na linha da costa, como a Esplanada da AMA, o Praia Nova, o Sun’moon, o Rotunda Bar ou o Holandês Lounge Coffee.

Fotografia: Região de Leiria

BIODIVERSIDADE
E porque a praia não é a única atração do Pedrógão, em 2019 foi criada uma Estação de Biodiversidade, que se estende ao longo da linha da costa, na Praia do Pedrógão-Sul, atravessando a duna secundária e permitindo observar alguns “biospots” da fauna e flora.

O destaque vai para os insetos e plantas que constituem a base da conservação dos ecossistemas terrestres. Percorrer esta montra viva a céu aberto é uma forma de aumentar o conhecimento das pessoas sobre a biodiversidade e promover a valorização do património natural.

EVENTOS
É no verão que a Praia do Pedrógão ganha ainda mais vida com os eventos que por lá vão acontecendo.

Entretanto, está à porta o Festival da Sardinha, que acontece entre 4 e 7 de julho e 11 e 14 de julho. Durante o evento, há uma tenda gigante em frente à praia, onde quase tudo acontece e onde a sardinha é a rainha. Os restaurantes do Pedrógão também aderem à iniciativa e cozinham, como melhor sabem, este que é o peixe mais afamado da nossa costa.

Em agosto a animação continua, com a Festa Silenciosa, e as ruas enchem-se de folia para receber o animado Carnaval de verão.

Lagoa da Ervedeira

Para regozijo de muitos, a Lagoa da Ervedeira passou a ser, em 2023, “praia de banhos”. Desde então, já conta com a vigilância de um nadador-salvador, bem como um posto de socorros e instalações sanitárias, na antiga Casa do Guarda, recuperada para o efeito.

Para os mais aventureiros, há ainda atividades aquáticas, como stand-up paddle, pesca desportiva e canoagem.

No espaço natural que envolve a lagoa há um parque de merendas, para um piquenique entre banhos ou para aqueles que preferem ficar apenas em terra a aproveitar o que a Natureza tem de melhor, a paz.

Situada entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão, a área envolvente da Lagoa da Ervedeira é muito rica em biodiversidade e, em 2021, foi ali inaugurada uma Estação de Biodiversidade, onde se podem conhecer as 19 espécies de aves que chamam lar àquele espaço, como o milhano, a rola, a perdiz vermelha ou o rouxinol grande dos caniços e ainda libélulas, libelinhas, sapos e gafanhotos.

Percorrendo o trilho circular que passa pelos passadiços da lagoa, é possível avistar algumas dessas espécies, nomeadamente através das cabanas de observação.

Ficaste com vontade de conhecer estes tesouros balneares?
Pega na toalha, calça os chinelos e vem passar dias inesquecíveis com os pés na areia.