webcam
PRAIA DO PEDRÓGÃO 🡕
Logo Visite Leiria

Roteiro: um fim-de-semana em Leiria para amantes de Natureza

7 de Junho

Roteiro: um fim-de-semana em Leiria para amantes de Natureza

7 de Junho

DIA 1

MANHÃ

Tugaventura
Para aqueles que começam o dia cheios de energia, o Tugaventura é o sítio certo.
Situado bem pertinho de Leiria, nos Pousos, este Parque Aventura está aberto todos os dias durante o verão, entre 15 de junho e 15 de setembro, das 10h às 18h.
Com atividades desafiantes para miúdos e graúdos, no Tugaventura há 6 percursos suspensos entre as árvores, com bifurcações e transferências, lianas, slides e outros desafios.

Almoço
Depois de uma manhã intensa de atividades, há que recarregar energias.
Antes de seguir viagem para o próximo destino, faz uma paragem pela cidade de Leiria para almoçar num dos nossos restaurantes, desta vez, a nossa sugestão recai sobre A Taberna, a Adega Popular ou uma das muitas e boas pizzarias e hamburguerias que por aqui temos.
Aproveita e passa pela Leiritalhos para comprar a Morcela de Arroz típica de Leiria e mais alguns reforços para o lanche.

De seguida, segue caminho até ao Vale do Lapedo.

TARDE 

Vale do Lapedo
O Vale do Lapedo é um lugar onde o património cultural se cruza com a natureza. Em 1998, ali foram descobertas as ossadas de uma criança, sepultada há 29 mil anos, que muitos apelidam de “Menino do Lapedo”. Para saber mais sobre esta descoberta do Paleolítico Superior, podes visitar o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, que, aos sábados, está aberto das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.

Junto ao rio que corre calmamente, existe um parque de merendas onde podes fazer um piquenique. Lembra-te de levar um grelhador de barro para assares a Morcela de Arroz de Leiria e degusta-a com uma fatia de broa.

Se ainda tiveres energia, percorre o trilho circular que ali tem início e que, em grande parte, está coberto de árvores que te protegem do sol, passando por encostas calcárias, cursos de água e mata mediterrânica.

FINAL DA TARDE

Pôr do sol no Miradouro da Senhora do Monte
Para terminares o dia em grande, tens de ver o magnífico pôr do sol no Miradouro da Senhora do Monte, um dos pontos mais altos do concelho de Leiria. De lá, é possível avistar toda a freguesia de Cortes, a cidade de Leiria, os campos de cultivo e, em dias de céu aberto, até o mar!

Ali, ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Monte e, logo ao lado, um pequeno parque de merendas.

Desfruta da vista desafogada!

 

NOITE 

Jantar
Descendo a serra, começa a aproximar-se a hora do jantar. Pelas Cortes, não faltam restaurantes, mas aconselhamos a Casa da Nora, um restaurante tipicamente português, com aquela comida de conforto, com opções de carne, peixe e vegetarianas.

Este espaço tem também uma zona de alojamento, onde podes passar a noite. No entanto, deixamos-te também outra sugestão, para conheceres uma nova localidade do concelho, a Barreira.

Alojamento: Senhora da Oliveira – Solar Heritage
Senhora da Oliveira – Solar Heritage situa-se a apenas 7 km do centro de Leiria, numa localidade onde reina a paz.
Neste alojamento, os quartos estão elegantemente decorados e cada um deles tem um tema diferente. Aqui, os hóspedes podem desfrutar de um bom pequeno-almoço, da piscina e do terraço.

DIA 2

MANHÃ

Rota da Nascente do Rio Lis
O segundo dia começa também com um desafio, desta vez, o percurso da Rota da Nascente do Rio Lis.
Este é um trilho com dificuldade moderada, com uma distância de 9,2 km e que dura cerca de 3h40.

Com início junto à Capela da localidade de Fontes, o percurso passa pela Nascente do Rio Lis, e o caminho continua pelo vale, subindo depois a Serra da Maunça, por trilhos de terra batida que alternam entre zonas de mato e de floresta, até chegarmos ao ponto mais alto.
O caminho retorna pelo mesmo trilho.

 

Almoço
O caminho intenso pede um almoço reforçado e, mesmo no final do percurso, a escassos metros da Nascente do Rio Lis, encontra-se o Lagar do Sapateiro, um restaurante e casa de campo, com um espaço acolhedor, que faz lembrar a casa dos avós.

A gastronomia de autor, com produtos frescos e regionais, são a marca deste restaurante, onde vais, com toda a certeza, degustar uma refeição muito saborosa, feita com amor.

Segue-se, agora, uma viagem de cerca de 40 km até à próxima paragem.

TARDE

Lagoa da Ervedeira
A Lagoa da Ervedeira fica a norte do concelho de Leiria, entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão.

Em 2023, foi consagrada “praia de banhos” e é a primeira praia fluvial de Leiria, estando dotada de todas as infraestruturas essenciais ao proveito daquele espaço.

Além da beleza e paz que a envolvem, a Lagoa da Ervedeira é especial pela biodiversidade da fauna e flora que deu origem à Estação de Biodiversidade, inaugurada em 2021.

Aconselhamos-te a percorrer o trilho circular que passa pelos passadiços da lagoa, onde é possível encontrar placares informativos sobre as 19 espécies de aves que por ali voam, como o milhano, a rola, a perdiz vermelha ou o rouxinol grande dos caniços e contemplá-los através das cabanas de observação. Pelo caminho, vais encontrar árvores que foram plantadas após os incêndios de 2017, numa ação de reflorestação, e que podes (e deves) regar com a mangueira que se encontra junto a elas.

Além do trilho, se restar energia para tal, podes aventurar-te no stand-up paddle, na pesca desportiva ou na canoagem.

Também existe um parque de merendas, para desfrutar de um piquenique. No entanto, sugerimos que guardes o lanche para o próximo destino.

FINAL DA TARDE

Petiscar à beira-mar no Pedrógão
A Praia do Pedrógão fica a escassos quilómetros da Lagoa da Ervedeira.

É conhecida pela Arte Xávega, a pesca artesanal centenária que ainda por ali se pratica, feita em barcos em forma de lua e proa levantada, de onde se puxam as redes carregadas de peixe para o areal, chamando a atenção aos mais curiosos.

Numa terra onde há peixe fresco todos os dias, e para finalizar o fim-de-semana de aventura pela natureza, nada melhor do que comer um bom petisco à beira-mar.

O restaurante Quebra Mar é um bom spot para isso, com uma esplanada no areal, onde podes degustar uma Ameijoa à Bulhão Pato e lambuzares-te com o pão no molho.

Não te vás embora sem antes passeares pela avenida e sentires a brisa do mar.

Leiria convida-te a vires conhecer a natureza que a rodeia. Passa por cá e deslumbra-te pelos encantos deste concelho.