Leiria é o Castelo, o Museu, a Sé, a Praça Rodrigues Lobo, a Rua Direita e as ruelas que nos levam de volta ao Castelo ou a calçada que se estende sob o Terreiro. Leiria são as lendas e histórias que se contam repetidamente, são as Brisas do Liz, o Leitão Boa Vista e a Morcela de Arroz.
Mas Leiria é muito mais do que isso, Leiria são as pessoas, a sua alma, as suas vozes, os seus rostos.
São esses rostos que vamos desvendar neste espaço, os rostos das pessoas de Leiria e que constroem a sua identidade, assim como os seus hábitos, as suas vivências e o seu contributo para a cidade.
Estes são os Rostos de Leiria…
Vasco Ferreira, nascido e criado em Leiria, é um dos rostos da nossa Praça Rodrigues Lobo, desde 2001. Nessa altura aventurou-se na abertura da Galeria D’Artes e do GL Café, localizados no Edifício Zúquete, intervencionado pelo Arquiteto Ernesto Korrodi, e que dá as boas vindas a quem entra na Praça vindo do Jardim Luís de Camões.
Tal como o Edifício Zúquete, caracterizado por elementos de Arte Nova que chamam a atenção de quem por ali passeia, também o Vasco tem uma presença que não passa despercebida, dado o seu look irreverente, de óculos grandes e, no mínimo, diferentes.
Atualmente, o Vasco tem, juntamente com o seu sócio, Sabino Carvalho, o Chico Lobo, o Mata Bicho e o Gallo Doido, todos eles localizados na Praça Rodrigues Lobo e todos eles particularmente bem decorados, com pormenores de um extremo bom gosto.
Cada espaço é procurado pelas mais diversas razões: as pizzas cozidas em forno a lenha, os petiscos tradicionais e menos tradicionais, os pratos, sejam de peixe ou de carne, sempre confecionados com excelentes ingredientes e, claro, com muito saber, e tão ou mais importante que a gastronomia, o atendimento. Diz o Vasco que o atendimento faz toda a diferença, e também diz, orgulhoso, que tem os melhores funcionários, e nós concordamos.
Mas o Vasco não está apenas ligado a negócios com nome de bicho, ele também é consultor da Stream em projetos de investimento no âmbito de candidaturas a fundos comunitários, integra o conselho fiscal da ACILIS e a direção da Escola das Emoções e da D. Dinis Business School (em representação).
À conversa com ele (conversa longa, pois o Vasco tem o dom da palavra) percebemos que a sua cabeça está cheia de ideias para Leiria, e não será preciso muito para que tenha em mãos mais um ou outro projeto!
Ah, apesar da agenda cheia, é fácil encontrar o Vasco na cidade, ou não fosse ele um rosto de Leiria. Para isso, basta passar pela Praça Rodrigues Lobo, durante a manhã, altura que dedica a preparar o dia, os stocks e tudo o que é preciso nos seus estabelecimentos com nome de bicho e vista para o Castelo.