webcam
PRAIA DO PEDRÓGÃO 🡕
Logo Visite Leiria

Rostos de Leiria – Massimo Fortese

15 de Junho

Rostos de Leiria – Massimo Fortese

15 de Junho

Massimo Fortese

Se, por acaso, ao passeares por Leiria, te parecer ver o antigo jogador do AS Roma, Francesco Totti, acalma-te, respira fundo e certifica-te de que é mesmo ele, pois é bem provável que se trate do nosso Massimo Fortese, o rosto da gelataria Fior di Latte. Cruzarmo-nos com o Massimo e ter o prazer de conversar com ele sobre futebol pode ser quase tão enriquecedor como fazê-lo com o jogador, e tirar uma fotografia ao seu lado será capaz de enganar os adeptos mais fervorosos. No entanto, não é no relvado que o Massimo domina, pois os seus golos são outros e as suas acrobacias são com bolas de gelado artesanal, minuciosamente empilhadas em cones de bolacha baunilha.

Em 2010, depois de se mudar para Leiria, instalou-se no centro histórico e criou um espaço inspirado nas típicas gelatarias italianas, que sobrevivem o ano inteiro, independentemente da temperatura que se faz sentir na rua. Pode parecer um contrassenso, mas para Massimo não há uma estação do ano própria para comer gelados, porque um bom gelado é capaz de aquecer o coração, mesmo quando as temperaturas teimam em não passar dos 5 °C e a humidade parece entranhar-se nos ossos, como tantas vezes acontece por terras de D. Dinis!

Na Fior di Latte, situada no Largo Marechal Gomes da Costa, a dois passos da Praça Rodrigues Lobo, há gelados artesanais, confecionados de acordo com as receitas e preceitos tradicionais italianos.

Diariamente o Massimo prepara mais de 20 variedades diferentes de gelado, algumas são fixas outras vão-se adaptando, consoante a disponibilidade dos ingredientes e a criatividade do momento. A certeza é que os sabores nunca desiludem. Afinal, são mais de 20 anos a misturar ingredientes e a afinar receitas.

Dar um passeio pelo centro histórico de Leiria e não provar os gelados do Massimo é como estar isolado em frente à baliza, fintar o guarda-redes e falhar o golo mesmo em cima da linha: Imperdoável! Por isso, sugerimos que escolhas o teu sabor favorito e que comeces a aventura pela Rua do Comércio, mesmo ao lado da Fior di Latte, onde o Massimo pintou um mural de tons de vermelho e amarelo, dedicado ao Roma, ao Totti, ao Rui Patrício e ao futebol, a paixão que divide o seu coração, juntamente com os gelados.