Leiria é o Castelo, o Museu, a Sé, a Praça Rodrigues Lobo, a Rua Direita e as ruelas que nos levam de volta ao Castelo ou a calçada que se estende sob o Terreiro. Leiria são as lendas e histórias que se contam repetidamente, são as Brisas do Liz, o Leitão Boa Vista e a Morcela de Arroz.
Mas Leiria é muito mais do que isso, Leiria são as pessoas, a sua alma, as suas vozes, os seus rostos.
São esses rostos que vamos desvendar neste espaço, os rostos das pessoas de Leiria e que constroem a sua identidade, assim como os seus hábitos, as suas vivências e o seu contributo para a cidade.
Estes são os Rostos de Leiria…
Se a Primavera é a estação do ano em que as andorinhas regressam para nos alegrar os dias, o Outono é reservado à querida Dona Maria, que estaciona o seu carrinho verde, todos os dias no mesmo sítio, onde o Largo 5 de Outubro encontra a Avenida Heróis de Angola, e ali assa as melhores castanhas que Leiria alguma vez provou.
Ninguém consegue explicar porque é que estas são as melhores castanhas assadas. Há quem diga que é porque a Dona Maria tem o melhor fornecedor de castanhas, há os que acreditam que o assador de barro faz toda a diferença e os que afirmam que não são as castanhas ou a tosca peça de barro, mas a própria Dona Maria.
Comprar um cartucho de castanhas assadas à Dona Maria já faz parte do ritual dos dias frios em Leiria, e são muitos os que o fazem desde tenra idade. Afinal, esta senhora de sorriso genuíno e rosto marcado pelo frio e pelo passar do tempo já anda nisto há mais de cinquenta anos.
Bastam 5 minutos de conversa (fora das horas de maior afluência, pois está claro!) e meia dúzia de castanhas, para perceber que a Dona Maria gosta muito do que faz. Não pelo sabor deste fruto, pelo seu estalar ao sentir o calor ou pelo cheirinho que nos aquece a alma, mas pelas pessoas. A Dona Maria vive disto, de ver pessoas a passar, de dar e receber saudações rotineiras, de rever clientes de sempre e de ver os pequenitos a crescer e a tornarem-se, também eles, seus clientes.
Não é de Leiria, a Dona Maria, mas tem Leiria no coração.
Já Leiria assume a Dona Maria como sua, e todos os anos, com a chegada do Outono, os leirienses aguardam por ela, como pelas andorinhas, na Primavera!