webcam
PRAIA DO PEDRÓGÃO 🡕
Logo Visite Leiria

Os projetos que tornam Leiria ainda mais especial

1 de Dezembro

Os projetos que tornam Leiria ainda mais especial

1 de Dezembro

Sound Particles – De Leiria para Hollywood

É verdade, há um pedaço de Leiria em Hollywood, e a responsável por isso é a Sound Particles.
Nuno Fonseca, natural de Leiria, fundou a Sound Particles em 2012, e dois anos depois, após alguns contactos com empresas da área, o estúdio Skywalker Sound, criado por George Lucas, abriu-lhe as portas para uma apresentação à equipa de sound design, e Hollywood passou a ser uma realidade. Em seis meses, Nuno deu palestras na Warner Bros, Universal, Paramount, Sony, Fox, Disney/Pixar, entre outros.

Mas, afinal, o que tem de especial a Sound Particles?
A Sound Particles desenvolveu um software de áudio 3D, que utiliza uma tecnologia de sistemas de partículas para criar diferentes combinações sonoras com milhares de sons em simultâneo, em tempo record.

Se, hoje, o nome Sound Particles tem a força que tem, muito se deve à mega produção do filme Dune, sucesso de bilheteiras em todo o mundo, que contou com o software inovador da empresa para desenvolver os efeitos sonoros, ajudando a arrecadar o Óscar de Melhor Som.

Além do épico de ficção científica, outras grandes produções cinematográficas contaram com a tecnologia Sound Particles, como o filme de animação “Frozen” ou a premiada série “Game of Thrones”.

Neste momento, a equipa da Startup Leiriense conta já com mais de 30 colaboradores fixados na cidade, além de uma pessoa em Londres e outra em Los Angeles.

Sabe mais sobre a Sound Particles aqui.

Void – os especialistas em software

A VOID Software foi fundada em 2017, cá em Leiria, claro, e é uma empresa que se destaca pela criação de soluções tecnológicas personalizadas, como inteligência artificial, IoT, big data, blockchain, aplicações web e móveis.

No seu portfólio há clientes de várias nacionalidades, sendo a maior parte dos seus serviços exportados para mercados como Estados Unidos da Américas, França, Brasil e Austrália.

Tudo começou em 2004, a partir do sonho de três miúdos apaixonados pela tecnologia. Marco Cova juntou-se a Hugo Reis e Telmo Dias para lançarem a marca Void e desenvolverem os seus projetos de software.

O projeto esteve parado durante uns anos e, em 2007 ganhou novo fôlego, conduzido apenas pelo Marco e pelo Hugo.

As aspirações eram grandes e o mercado nacional revelava-se pouco desafiante, o que levou à conquista de projetos internacionais.
O primeiro grande cliente internacional apareceu em 2012, exigindo um rápido aumento da força de trabalho, e a proximidade com o Instituto Politécnico de Leiria manifestou-se primordial nesta fase de recrutamento de reforços.

O crescimento era evidente e, em 2017, o negócio reorganizou-se, para dar lugar à Void Software. Nesta altura, o acionista João Mota juntou-se à base de comandos para assumir a função de administrador e responsável pela área de desenvolvimento do negócio.

Assim Void também já chegou a Hollywood, com um serviço de preservação digital de dados, utilizado pela MRC, a produtora da série House Of Cards e dos filmes do prestigiado realizador mexicano Iñárritu.

Entretanto, a VOID Software começou também a investir em formação e, hoje, tem já um lugar de destaque também nesta área, ministrando cursos de cibersegurança e blockchain, como forma de reforçar a sua relação com a tecnologia de ponta.

Sabe mais sobre a VOID aqui.

Omnichord Records – a rampa de lançamento dos artistas leirienses

Não é por acaso que Leiria é a Cidade Criativa da Música e a Omnichord Records também contribui para isso.

A Omnichord Records é uma editora independente que nasceu em 2012 do sonho de Hugo Ferreira e João Santos em impulsionar a música local e criar um ecossistema que permitisse aos artistas viver do seu trabalho criativo.

A editora foi responsável pelo lançamento de diversos projetos que, hoje, ocupam lugares de destaque no panorama musical nacional e que têm levado a música portuguesa a tantos países um pouco por todo o mundo, como Nice Weather For Ducks, First Breath After Coma, Surma e Whales.
O sucesso foi tal que, em 2017, a Omnichord Records foi considerada uma das editoras jovens mais inspiradoras da Europa, recebendo o prémio 5 Under 15, entregue pela associação Impala.

Além de atuar como editora, a Omnichord Records também se destaca por dinamizar projetos educativos, produções musicais, festivais e outros eventos culturais. Um dos exemplos disso é o projeto A Música dá Trabalho, que pretende, através de showcases nas escolas, familiarizar o público escolar com todo o processo que envolve um espetáculo musical, apresentando, igualmente, todas as profissões inerentes à atividade.

A Omnichord Records continua a lançar talentos em Leiria e, por cá, é impossível falar em música sem pensar neles.

Sabe mais sobre a Omnichord Records aqui.

Barca do Inferno – livros ilustrados para todas as idades

Inspirados pelo livro de Gil Vicente, Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço deram o nome Barca do Inferno à editora independente que criaram em 2012.

À sensibilidade especial da Mafalda, no que toca a juntar palavras, juntou-se o talento do Rui Pedro para o desenho e pintura, e assim nasceu a ideia de editar livros, o que começou com o poema/letra de canção “O homem da gaita”, de Zeca Afonso, e ilustrações do Rui.
O livro teve tal sucesso que foi integrado no Plano Nacional de Leitura e, desde então, têm editado livro atrás de livro, sempre inspirados na arte e na cultura portuguesa.

O espírito criativo e incansável dos dois fundadores da Barca do Inferno tem levado histórias inspiradoras aos quatro cantos do país. Histórias sobre artistas portugueses, sobre descobertas arqueológicas, sobre tradições, costumes e comunidades e sobre a liberdade.

Ao longo dos anos, têm colaborado com diversas autarquias, para ilustrar figuras e momentos marcantes de diversas regiões. Entre eles está a coleção “Leiria com Livros”, “Os irmãos Stephens e o vidro na Marinha Grande”, “Avieiros, a vida entre o mar e o rio” ou “Artistas Portugueses do Século XX”.

Os livros com assinatura da Barca do Inferno podem ser encontrados no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, nas livrarias e museus de Leiria, nas várias autarquias de Portugal com quem tem trabalhado e aqui, no site da editora.

Think Conference - impulsionar o digital

É sabido que Leiria é terra de empreendedores e, em 2016, chegou a hora de criar um evento de âmbito nacional, para partilhar conhecimentos de nas áreas de empreendedorismo digital, marketing digital, redes sociais e startups.
Foi assim que nasceu a Think Conference, por Paulo Faustino e Regina Santana, com o objetivo ambicioso de se tornar o maior evento de Marketing Digital em Portugal, aqui, em Leiria.

O nome Think Conference reflete a essência da iniciativa: inspirar as pessoas a pensar sobre empreendedorismo e inovação, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento de negócios no digital.

Durante dois dias, o evento oferece um programa diversificado, que inclui palestras inspiradoras, workshops e momentos de networking, promovendo a partilha de conhecimentos e colocando Leiria no mapa da inovação.

Sabe mais sobre a Think Conference aqui.

Nexxt Leiria - onde a criatividade é celebrada e promovida

O Nexxt Leiria surgiu no seio de uma comunidade apaixonada e visionária, que reconhece o poder de colaboração e da diversidade de ideias para moldar o futuro, com o objetivo de promover o que de melhor há em Leiria – a criatividade.

Este encontro anual promete ser mais do que uma conferência, assumindo-se como uma plataforma aberta onde especialistas, empreendedores e líderes de referência em várias áreas se juntam para impulsionar o universo empresarial a ser cada vez mais dinâmico.

As principais conferências têm como palco o intimista Teatro Miguel Franco, onde é possível dinamizar atividades e estreitar relações entre oradores e público. Além disso, o Nexxt também inclui muitos outros momentos, como workshops, roundtables, entretenimento, networking e conexão, que têm lugar noutros pontos da cidade.

Sabe mais sobre Nexxt Leiria aqui.

Silence4 – uma banda que marcou gerações

Quando se fala em projetos especiais, não podemos deixar de referir os Silence4, uma banda que marcou gerações e que teve início em 1995, no lugar onde é, atualmente, o Espaço Serra.

Durante alguns anos, David Fonseca, Tozé Pedrosa, Sofia Lisboa e Rui Costa aperfeiçoaram o seu som, de raiz acústica, com canções pop cantadas em inglês. Em 1998, conseguiram o seu primeiro contrato discográfico com a Universal e tornaram-se um dos maiores fenómenos musicais de sempre.

Em 2001, a banda fez uma pausa, que viria a ditar o seu fim. Depois de alguns esporádicos reencontros, a banda anunciou que, em 2025, vai comemorar os 30 anos de carreira com vários concertos na sua cidade Natal, Leiria, e também em Lisboa e no Porto.

 

Em Leiria nascem muitos talentos, e nós cá estamos para os ver crescer e apoiar, por esse mundo fora.