Que Leiria é rica em vários tipos de paisagem, já se sabe. Mas conhecem todos os magníficos miradouros onde é possível contemplar a cidade e arredores?
Seja para ver o nascer do sol ou para apanhar a chamada “golden hour”, em Leiria existem miradouros para todos os gostos.
Fica a conhecê-los.
Talvez um dos mais conhecidos miradouros de Leiria e também um dos que tem mais encanto, não só pelo imponente monumento em si, como pela sua vista sobre a cidade. Aqui, são várias as possibilidades para apreciar a paisagem.
Subindo ao Castelo pelo elevador do lado do estádio é possível avistar, em 90 segundos de viagem, o Jardim da Almuinha e a Via Polis, graças à cabine envidraçada do composto de carril. Por sua vez, quando se sobe pelo outro lado, através dos elevadores verticais interligados pelos passadiços, podemos apreciar a vista para a Sé Catedral.
Já lá em cima, no Paço Real, a varanda com os arcos góticos permite-nos saudar a cidade em todo o seu esplendor, e ao longo das muralhas que envolvem o Castelo, a vista, de quase 360 graus, permite avistar as várias vertentes da cidade.
O Castelo, enquanto miradouro, é só mais uma boa desculpa para visitar o monumento mais notável de Leiria.
No sopé do morro do Castelo, com vista para o centro histórico da cidade, encontramos o Miradouro Ernesto Korrodi, que é também obrigatório. Situa-se na Avenida Ernesto Korrodi e oferece uma vista panorâmica e desafogada sobre a cidade, semelhante à observada no castelo, beneficiando de maior proximidade em relação aos edifícios e paisagem. Este é, também, um dos pontos de passagem da Rota d’O Crime do Padre Amaro.
Quando se fala em miradouros de Leiria, este é um daqueles que nos vem automaticamente à cabeça.
O Miradouro da Senhora do Monte fica junto ao ponto mais alto do concelho – o Alto da Maunça, a 435 metros de altitude, por onde passa a Rota da Nascente do Lis, que começa onde o rio nasce e se destaca pela diversidade de paisagens e declives, tornando-a perfeita para quem gosta de uma boa caminhada.
Mas voltando ao miradouro, daqui avista-se uma paisagem soberba sobre a freguesia de Cortes e sobre a cidade de Leiria, vislumbrando-se, também, os campos de cultivo e, em dias de céu aberto, o mar!
Neste local está situada a Capela de Nossa Senhora do Monte, e logo ao lado há um pequeno parque de merendas, que convida a uma tarde bem passada, com baloiços e cheiro a Natureza.
O Vale do Lapedo é um lugar único no concelho de Leiria, perfeito para contemplar a natureza, num espaço onde reina a paz.
Um dos miradouros que aqui encontramos não é acessível de carro, sendo necessário subir a encosta por um caminho não sinalizado, que aconselhamos que seja feito por alguém com conhecimento do terreno.
Chegados ao topo, o miradouro é composto por uma plataforma de madeira, com relva sintética para descansar e uma vista desafogada para o Menino do Lapedo.
A visita a este miradouro não implica percorrer a Rota do Vale do Lapedo, no entanto, quem decidir aventurar-se, tem a possibilidade de passar por um outro miradouro, que fica junto ao Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.
Há que partir à aventura para ter todas as experiências possíveis neste local maravilhoso, onde cada canto é de cortar a respiração.
Na freguesia de Caranguejeira. encontramos o Miradouro e Baloiço do Carril, construído em 2005 e que permite uma vista desafogada e panorâmica sobre a localidade. Como forma de tornar o sítio mais instagramável, foi ali instalado um baloiço.
Há quem aconselhe visitar este miradouro ao nascer do sol, mas nós achamos que é bonito em qualquer altura do dia, seja a que horas for.
Pelas redondezas, não deixe de explorar o Parque Natural da Barroca da Gafaria, equipado com mesas, churrasqueira e todas as infraestruturas necessárias para uma tarde bem passada, em família, com direito a piquenique (aberto aos fins de semana, entre as 11h e as 19h)
É no lado Este da cidade de Leiria que se ergue o Monte São Gabriel, onde foi construída o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, em 1588, segundo a lenda, em homenagem ao anjo São Gabriel, depois de um milagre acontecer ali.
A Nossa Senhora da Encarnação é a Santa Padroeira da cidade de Leiria e a cidade festeja o seu dia a 15 de agosto, com uma procissão, com início na Igreja de Santo Agostinho.
Para lá chegar, é preciso subir 162 degraus, mas, no final, a vista panorâmica sobre a cidade compensa! Atreves-te?
A Norte do concelho, encontramos a freguesia de Monte Redondo, repleta de caminhos a explorar, e o Cabeço de Monte Redondo é um deles.
É no alto deste cabeço, envolto em várias lendas e que deu o nome à aldeia, que se encontra o miradouro de onde é possível contemplar a vasta paisagem de Monte Redondo, os campos do Lis e até, em dias de sol, o mar.
O caminho até lá faz-se pelos passadiços, na “Rota do Cabeço”, no entanto, este é um trilho que não pertence à rede de percursos pedestres de Leiria, uma vez que não possui sinalização, sendo, por isso, aconselhável que o faça na companhia de um caminheiro experiente.
Miradouro da Rua António Campos
Leiria não é a cidade das sete colinas, mas locais altos não faltam para observar a paisagem. Os mais mainstream já foram mencionados, mas há ainda lugar para referir um miradouro mais secreto e menos agitado. Estamos a falar do miradouro da Rua António Campos, de onde é possível ter uma vista desafogada da cidade, com o Castelo do lado direito e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação do lado esquerdo.
Quem segue pela Rua de Tomar, deve subir a Rua de Santo António, a caminho do cemitério e virar à esquerda, na primeira oportunidade. O miradouro está lá no alto.
Na impossibilidade de parar o carro no miradouro, ir a pé é uma alternativa para juntar o útil ao agradável: caminhar enquanto se conhece mais um recanto da cidade.
Os miradouros são só mais uma forma de conheceres Leiria. Além deles, percursos pedestres, rotas históricas, arquitetura e muito mais há para ver e fazer.