Se há coisa que valorizamos em Leiria são os espaços verdes, sítios onde podemos passar um bom bocado ao ar livre, fazer um piquenique em família, ler um livro ou simplesmente passear.
Damos-te a conhecer 10 espaços verdes que podes visitar em qualquer altura do ano.
Este é um dos mais recentes espaços verdes de Leiria.
Inaugurado em maio de 2019, o Jardim da Almuinha Grande possui uma área de cerca de 58 hectares, com zonas de relva, um lago, anfiteatro ao ar livre, bar, sanitários, jardim infantil e estacionamento.
Situado nas margens do Rio Lis, daqui é possível iniciar bonitos passeios pedonais que acompanham o curso do rio e que integram o Percurso Polis.
Junto ao lago encontra-se a Ludoteca Municipal de Leiria, um espaço ao cuidado da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, onde podes encontrar livros, jogos, jornais ou revistas e onde, ocasionalmente, acontecem exposições, workshops e conferências.
Todas estas valências garantiram ao Jardim da Almuinha Grande o prémio de “Melhor Reabilitação Urbana” do SIL- Salão Imobiliário de Portugal, na categoria Espaços Públicos.
Localização: Entre a Avenida 22 de maio e o rio Lis (Nova Leiria)
Extra: postos de carregamento de carros elétricos
Horário Ludoteca: terça-feira a sábado, das 14h às 18h (outubro-março); terça-feira a sábado, das 15h às 19h30h (abril-setembro, exceto agosto); segunda-feira a sexta-feira, das 15h às 19h30h (agosto)
Junto à Igreja Paroquial da Maceira encontra-se uma das melhores surpresas do concelho de Leiria. Ao desceres as escadas, vais dar de caras com a Cascata da Nossa Senhora da Barroquinha, uma queda de água com 16 metros de altura, que termina num pequeno lago. Junto a ela, encontra-se a capela e a Ermida de Nossa Senhora da Barroquinha, onde está uma imagem da Nossa Senhora com os 3 pastorinhos.
Nas imediações, as mesas de cimento convidam a um piquenique, com o som da água em queda vertical como fundo.
E já que estás neste parque, não podes deixar de percorrer o caminho que ali começa e que acompanha o ribeiro do Arneiro, vulgarmente chamado de “Trilho da Amazónia”. Este nome foi-lhe dado devido à presença de uma grande diversidade de vegetação e à sucessão de pequenos bosques, que, à primeira vista, quase nos fazem acreditar que estamos no Brasil.
Pelo meio do trilho, entre toda a fauna e flora, há ainda algumas mesas de piquenique, onde podes parar para recarregar energias.
Localização: Rua de Leiria, Maceira
Na Ortigosa, a norte do concelho de Leiria, o Parque Temático da Lagoa é um espaço vasto e completo, dotado de várias valências: parque infantil, campo de jogos, churrasqueira, forno, mesas de piquenique, instalações sanitárias e estacionamento.
Aproveitando a sombra das árvores, é o local ideal para um piquenique em família, numa zona recatada, longe da agitação da cidade.
Localização: Avenida da Fonte, Ortigosa
Fotografias: Região de Leiria
Na Boa Vista, também tens à disposição um vasto espaço verde, que convida a tardes de churrasco em família ou com amigos – o Parque Verde do Vale da Moira.
Este parque está dotado de bar, mesas, churrasqueiras, lavatórios, auditório ao ar livre, campo de jogo e parque infantil.
Localização: Rua da Moinhaga, Boa vista
Este é mais um recanto sossegado a apenas 10 minutos do centro da cidade. Por entre eucaliptos e outras árvores que circundam o parque, o destaque vai para a estrutura de madeira em forma de estrela que dá sombra às mesas de piquenique, transformando aquele espaço num oásis de verão. Com bar e sanitários, este parque de merendas está dotado de grelhadores, forno a lenha e zona de lavagem de loiça.
Para entreter os mais pequenos, há também um parque infantil.
Localização: Rua de Ferreira, Barosa
O Vale do Lapedo é um dos tesouros mais bem guardados do concelho de Leiria, que junta o património cultural à beleza natural.
Neste lugar, com características geomorfológicas singulares, foi descoberto, em 1998, o “Menino do Lapedo”, uma criança ali sepultada há 29 mil anos.
Junto ao rio que corre calmamente, o parque de merendas dá as boas-vindas aos que percorrem o PR1 Rota do Vale do Lapedo, um trilho que ali tem início, e convida a que fiquem para um piquenique.
Este é um lugar com mão humana que se funde plenamente na natureza sendo, por isso, ideal, para todos aqueles que procuram passar um dia em comunhão com o meio ambiente. Com estacionamento e dotado de mesas, churrasco, casas de banho e um parque infantil, é o espaço perfeito para uma tarde de verão, com a aragem fresca que o rio confere ao espaço.
Localização: Rua do Lapedo, Santa Eufémia
A Senhora do Monte é um dos pontos mais altos do concelho de Leiria e, em consequência, proporciona uma das mais belas vistas sobre a cidade, as Cortes, os campos de cultivo, o pôr-do-sol e, em dias de sorte, até sobre o mar!
Perante tudo isto, o parque de merendas é ponto obrigatório para que se desfrute ainda mais deste local.
Ao lado da Capela de Nossa Senhora do Monte, mesas de piquenique, churrasco, casas de banho e muita sombra ajudam a tornar a tua experiência inesquecível.
E se és dado a caminhadas, podes (e deves) fazer um pequeno desvio e percorrer o PR4 Rota da Nascente do Rio Lis, que passa próximo da Capela da Nossa Senhora do Monte.
Localização: Capela de Nossa Senhora do Monte
Situado no lugar da Igreja Velha, na freguesia de Colmeias, o Parque de Merendas do Troncão é um dos parques do concelho mais requisitados no período do verão, e não é difícil perceber porquê.
Com um grande espaço para estacionamento, este é um parque completo, dotado de todas as infraestruturas essenciais para um piquenique: churrasqueiras, sanitários, forno, bar, mesas e até uma fonte de água potável, tudo isto na sombra das muitas árvores que por ali há.
Para as crianças também não faltam divertimentos, com vários jogos de jardim, como escorrega e baloiço, e ainda campo de jogos. Mas não são só os miúdos que se divertem. No campo de petanca, que também faz parte da área do parque, é comum ver os mais velhos a entreterem-se com o jogo.
Apesar da utilização dos espaços ser gratuita, a reserva é obrigatória, dada a taxa de utilização do parque, sobretudo nos meses entre junho e setembro.
Localização: Igreja Velha
Reservas: Sr. Dionísio da Ponte – 917 600 776
O Parque de Merendas do Vale da Pedra fica no Vale da Pedra, a 20 minutos da cidade de Leiria.
Inaugurado em 1999, este espaço é, nada mais, nada menos do que a materialização do sossego. Está envolto em natureza, com um lago e várias árvores que lhe conferem uma grande área de sombra. Dispõe de sanitários e de outras infraestruturas, como churrasqueiras e um forno, que permitem a confeção de refeições para momentos de lazer em família.
Este parque faz parte da Rota da Ribeira das Carpalhosas, um percurso que liga a nascente da ribeira das Carpalhosas ao rio Lis.
Localização: R. do Moinho, 2425-870 Leiria
Fotografias: BTT Vale da Pedra
O Parque de Merendas do Pisão, na Bajouca, é fruto de um trabalho de preservação da Associação Bajouquense para o Desenvolvimento (ABAD), que quando pegou naquele local abandonado decidiu manter o que já lá havia – o moinho movido a água e o forno da cal – e transformou aquele espaço num lugar de interesse para os que o visitam.
Nos dias que correm, possui mesas de piquenique, churrasqueiras, sanitários, parque infantil e estacionamento. Além disso, é também um dos pontos de passagem de um percurso pedestre, que atravessa as 15 pontes sobre a ribeira da Bajouca.
Seja para passar um dia de verão à sombra, ou para apreciar as folhagens castanhas que o outono pinta, este parque é mais um refúgio tranquilo ao ar livre.
Localização: Bajouca
Agora que já conheces alguns dos espaços verdes do concelho de Leiria, perde-te por eles e conta-nos como foi!