Visite Leiria

LARGO DA SÉ

A Sé de Leiria é um exemplar ao estilo maneirista, cuja construção se iniciou em 1559. Apresenta planta em cruz latina composta por três naves e cabeceira tripartida. Possui claustro de três alas adossado à cabeceira. A torre sineira, construída na zona das Portas do Sol (ou Sul) da vila muralhada, encontra-se individualizada da Sé.
A Sé foi objeto de classificação como monumento nacional em 2014.

Referências na Obra:
«Depois os dois padres observavam maliciosamente a janela da administração, de vidraças abertas, onde se via, no escuro, o vulto do senhor administrador de binóculo cravado para a casa do Teles alfaiate. E desceram enfim a escadaria da Sé, rindo de ombro a ombro, divertidos com aquela paixão que escandalizava Leiria.»
«(…) O que a assustava [Amélia] era o largo da Sé, sobre o qual a Amparo da botica, costurando por detrás da janela, exercia uma vigilância incessante. Fazia-se então pequenina no seu mantelete, e abaixando o guarda-sol sobre o rosto, entrava enfim na Sé, sempre com o pé direito.»