Uma Feira que remonta ao tempo dos Reis
Maio é o mês de celebração de Leiria e das suas gentes.
A história da Feira de Leiria faz parte do património material e imaterial de todos aqueles que contribuíram para tornar esta iniciativa no maior evento do concelho.
A carta de foral concedida por D. Afonso Henriques é o berço daquela que é a Feira de Leiria e data de 1142.
Contudo, Leiria só recebe a carta de feira anual em 1295, já no reinado de D. Dinis.
Com a inauguração do Caminho de Ferro em 1928, as feiras de Leiria conquistaram uma maior atratividade, dimensão e importância.
A Praça Rodrigues Lobo, o Largo 5 de Outubro e a Rua de Santana, no Bairro dos Anjos, foram alguns dos locais que chegaram a ser habitados pelas feiras e mercados, ponto de encontro da população.
A Feira de Leiria decorreu ainda no Parque Tenente Coronel Jaime Tomas da Fonseca (mais conhecido atualmente por Parque do Avião), passando depois para os terrenos anexos ao Estádio Municipal de Leiria.
Até 1964, teve lugar em março, sendo a partir daí realizada em maio, de forma a evitar a habitual presença da chuva.
A Feira de Leiria é um certame que marca o calendário do concelho, unindo todos os leirienses e trazendo anualmente milhares de visitantes, num evento que junta entretenimento, concertos, gastronomia, comércio de artesanato, entre outras atividades.
É seguida uma receita de sucesso, mas todos os anos se juntam novos ingredientes para que esta grande festa seja ainda mais rica.
O ano de 2018 marcou o início de uma nova etapa da Feira, com a renovação da sua imagem e a aposta em novos focos de atratividade, destacando-se a realização do concerto internacional com Roger Hodgson, vocalista da conhecida banda britânica Supertramp, em 2019.
#FeiraFrancamenteDeliciosa
#FeiraFrancamenteTradicional
#FeiraFrancamenteDivertida
#FeiraFrancamenteNossa
Acompanhe todas as novidades no site oficial da Feira de Leiria e na página do Facebook.