Prepara-te para percorrer a Olaria Nacional e ficar a conhecer o trabalho de alguns dos mais conceituados artistas ceramistas de norte a sul do país.
A 7.ª edição da Exposição Nacional de Olaria subordinada ao tema “A Roda das Mãos” e organizada pela ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento e pela Associação O Barro na Mão do Oleiro promete ser uma viagem sensorial, enriquecida por diferentes estéticas e técnicas, pelas inúmeras texturas e acabamentos conferidos a cada peça e pelas histórias dos artistas, que encerram em si toda a tradição de moldar o barro.
Com a curadoria do colecionador Alexandre Correia, a Exposição Nacional de Olaria pretende exaltar e promover a cultura nacional, numa mostra de testemunhos na primeira pessoa, apresentados em forma de peças artísticas, que transmitem puro amor e dedicação a uma arte tradicional que tem acompanhado gerações.
Além da exposição de ceramistas, o evento contará com uma residência artística e diversos concertos, oferecendo experiências únicas e memoráveis.
PROGRAMA
SEXTA-FEIRA 1
15h00 às 23h00 – Exposição
15h00 – Inauguração da Exposição com a presença das Entidades Oficiais
21h00 – Concerto pelo Quarteto de Jazz da Associação de Jazz de Leiria
SÁBADO 2
10h00 às 23h00 – Exposição
10h30 – Atuação do Grupo “Notas Soltas”
20h00 – Cozedura em Raku com João Pinto da Costa, Xico Tarefa e convidada especial Nadine Gueniou
21h00 – Grupo de Concertinas e Cavaquinhos da SAMB (Sociedade Artística e Musical de Bajouca)
DOMINGO 3
10h00 às 20h00 – Exposição
10h30 às 12h00 – Oficina do Barro
15h30 – Grupo de Cante Alentejano “Os da Boina” – Estremoz
17h30- Concerto “Diálogo de Sons” com percussão e Olaria de Bajouca, com Ensemble de Percussão da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria