Nesta nova produção de Maina Gielgud do bailado O Lago dos Cisnes e interpretada pelo Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, a história passa-se durante o sono do Príncipe Siegfried.
Siegfried é apaixonado por uma bela plebeia, de seu nome Odette, mas teme a desaprovação da relação por parte de sua mãe, a Rainha.
No seu sonho, a Rainha explica-lhe todas as razões da não aprovação da relação de Siegfried com Odette, ajudada pelo Chanceler, um homem malvado, que amaldiçoa Odette transformando-a num Cisne Branco à luz do dia que retorna à sua aparência humana durante a noite, sempre vigiada por Rothbart, uma ave de rapina, e que só poderá recuperar a sua forma humana para sempre se um homem se apaixonar por ela e jurar casar-se com ela.
O sonho continua com o aniversário do Príncipe, onde este é recordado pela Rainha que está na idade de casar, ideia que não agrada Siegfried.
Entre os presentes, o Chanceler oferece uma besta, para que este vá com Benno, seu melhor amigo, caçar cisnes, com o intuito de eliminar Odette, pois tem intenções de o casar com sua filha, Odile.
Durante a caça, o Príncipe encontra Odette, irreconhecível na sua forma semi-humana, quando esta lhe conta estar amaldiçoada.
Siegfried começa a reconhecê-la e jura-lhe todo o seu amor.
No entanto, com o amanhecer, Odette regressa à sua forma de cisne perante o Príncipe.
No Palácio, realiza-se um baile que celebra o noivado do Príncipe, tendo 4 princesas provenientes de Espanha, Hungria, Itália e Rússia sido convidadas para que Siegfried eleja a sua prometida, ao que ele se recusa.
Outra convidada é anunciada, Odile, filha do Chanceler, parecida com Odette, que seduz Siegfried e fá-lo cair na armadilha ao jurar casar-se com ela.
Odette aparece, em forma de Cisne.
O Príncipe apercebe-se do erro que cometera, mas é tarde de mais.
Siegfried foge do Palácio desesperado em direção ao lago em busca de Odette.
No lago, todos os cisnes se questionam o que haveria acontecido com a sua rainha, Odette, que regressa perturbada e lhes conta sobre a traição do Príncipe.
Rothbart invoca uma tempestade, todos dispersam, até à chegada do inconsolável Siegfried que repete a Odette as suas desculpas vezes sem conta.
Ela diz-lhe que sempre o amará apesar da maldição que agora se manterá para sempre e Rothbart ordena que Odette mergulhe para a morte e Siegfried, fora de si, vai atrás dela.
Os cisnes revoltam-se contra Rothbart e mergulham-no no lago.
De volta à realidade, Siegfried continua a dormir no seu sofá.
Odette chega e, vendo-o ali, decide acordá-lo.
Aos poucos, ele apercebe-se que tudo não passou de um pesadelo e que ele e Odette poderão ficar juntos e felizes para sempre.
Os cisnes sobem ao palco às 16h30.
Para mais informações, contacte o Teatro José Lúcio da Silva (244 823 600).