A antestreia de “O Crime do Padre Amaro” acontece em Leiria e, neste dia, o realizador Leonel Vieira e os protagonistas, José Condessa e Bárbara Branco, bem como todo o elenco, rumam à cidade do Lis para apresentar, em primeira mão, a toda a cidade, a série que aqui gravaram entre julho e agosto de 2021.
A série é baseada numa adaptação para televisão da obra homónima do escritor Eça de Queiroz, nome grande da literatura nacional que se inspirou em Leiria para escrever uma das suas principais obras, e será exibida na RTP 1, a partir de 16 de janeiro, num total de seis episódios, com a duração aproximada de 45 minutos cada.
Em 2020, assinalaram-se os 120 anos sobre a morte de Eça de Queiroz e a sua relevância no panorama nacional e internacional cruza-se com a sua passagem por Leiria, quando, em 30 de junho de 1870, tomou posse como Administrador do Concelho.
Durante a sua estadia na cidade, onde esteve cerca de um ano, deixou referências que perduram associadas à sua obra, entre as quais o romance “O Crime do Padre Amaro”, publicado em 1875, um dos livros mais significativos da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX.
A entrada para a antestreia é livre, sujeita à lotação da sala e, os bilhetes podem ser levantados no próprio dia, até às 21 horas.
Amaro e Amélia sobem ao palco às 21h30.
Se quiser ver Leiria como Eça a viu, aventure-se no Roteiro d’O Crime do Padre Amaro.