Quatro nomes que marcaram uma época no que diz respeito às artes plásticas em Leiria – Narciso Costa, Luís Fernandes, Lino António e António Varela – voltam a juntar-se, desta vez através da sua obra, numa exposição no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria.
Conforme destaca a curadora da exposição, Sandra Leandro, esta mostra divide-se em dois grandes núcleos, o “Nós no singular” e “Nós no plural”, que pretende resgatar os autores do esquecimento, mostrando parte da sua obra.
“Nós é o título de uma pintura de Lino António, datada de 1923, e o mote da exposição. Este autorretrato abraça a tertúlia a que o pintor pertencia, destacando na representação mestre Narciso Costa (1890-1969), o futuro arquitecto António Varela (1902-1963) e Luís Fernandes (1895-1954) um artista polifacetado”, refere Sandra Leandro, realçando que “Lino António não colocou o grupo num fundo neutro, Leiria é o quinto retrato, o lugar a que todos, de uma forma ou de outra, pertenceram, imprimindo-lhes marca identitária”.
No texto de apresentação desta exposição, a curadora apresenta os autores como “agentes activos da cultura leiriense do início do século XX, figuras carismáticas para um núcleo muito restrito”, mas que “não estão inscritos na memória histórica da cidade, à excepção de Lino António”.
Com esta iniciativa, será possível conhecer o trabalho de cada um destes autores, mostrando parte da sua obra.
“Este é um momento para Leiria se ver ao espelho e, identificando este grupo de artistas, se repensar, guardando lugar na história para os artistas do futuro”, realça Sandra Leandro.
Esta exposição, que estará patente até 7 de outubro de 2019, pode ser vista todos os dias das 09h30 às 17h30.
O evento é uma organização do Município de Leiria.