Mario Lucio gravou em dezembro de 2010 o disco Kreol, com as participações de Milton Nascimento (Brasil), Harry Belafonte (USA), Cesária Évora (Cabo Verde), Pablo Milaanes (Cuba), Teresa Salgueiro (Portugal), Toumani Diabaté (Mali), Ralph Tamar e Mario Canonge (Martinica), entre outros.
Em março de 2011, Mario Lucio entrou para o Governo, como Ministro da Cultura de Cabo Verde, quando já tinha marcado uma tournée europeia, com início na prestigiada sala New Morning em Paris.
Esse disco irónico não teve, assim, promoção, espetáculos e tournés, e há temas que nunca foram tocados ao vivo.
Mario Lucio ficou no Governo até 2016 e, no seu regresso à música, gravou um novo disco, o Funanight, e com ele rodou o Mundo.
Em 2021, numa experiência de estúdio, Mario Lucio encontra casualmente 5 músicos portugueses, que lhe proporcionaram a sonoridade crioula que buscava, dá-lhes o nome Os Kriols, e monta com eles um espetáculo com um repertório dançante, toado de ritmos cabo-verdianos e africanos, repleto de Morabeza e de Sodade, que enquadra dentro da sua filosofia da Crioulização, de Irmandade identitária, e está a surpreender o público.
Mario Lucio sobe ao palco às 21h30.
Para mais informações, contacte o Teatro José Lúcio da Silva (244 823 600).