Flâneur ao Centro é um projeto de intervenção artística no espaço público desenhado e coordenado pela Procur.arte, em parceria com os municípios do Bombarral, Leiria, Lourinhã e Torres Vedras, que convida a visitar exposições de fotografia nas ruas e praças desses mesmos municípios, entre abril e julho de 2021.
Este projeto desafia os artistas a criar novas leituras sobre este território, tendo como ponto de partida o conceito de flâneur e como contexto físico esta região, enquanto caleidoscópio social em constante mutação.
O objetivo é, a partir da criação artística e da fotografia, promover uma leitura contemporânea do território.
Baudelaire define o flâneur como “alguém que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la”.
Walter Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna, um botânico do asfalto e a cidade como um autêntico chão sagrado da flânerie.
Desde então, o conceito de flâneur tem sido utilizado como instrumento para compreender os fenómenos urbanos e a modernidade em termos culturais, económicos e sociais.
Flâneur ao Centro é livremente inspirado na obra e percurso do arquiteto Ernesto Korrodi, que, a partir de Leiria, realizou várias obras em Portugal continental.
De origem suíça, Korrodi naturalizou-se português, foi pioneiro da Art Noveau e recebeu dois Prémios Valmor e, para além dos seus estudos sobre o património, desenhou edifícios públicos, casas, quintas e teatros na região.
A fauna e flora características da região (uva, pêra, maçãs, figos, etc) estão presentes em toda a sua obra, tanto na cantaria como no trabalho do ferro e mobiliário.
Tendo como leit motiv o espírito deambulante de Ernesto Korrodi, convidámos 4 artistas – Catarina Botelho, Fábio Cunha, Joshua Phillips e Róisín White – a reler a região e a redescobrir este território mágico.
Flâneur ao Centro tomará como seu um dos pontos de maior confluência da cidade, no centro histórico, entre o Jardim Luís de Camões e a estação rodoviária, no Largo Papa Paulo VI e, devido à sua estrutura, que integra caixas de luz, a exposição pode ser visitada a qualquer hora do dia ou da noite.
Leiria
9 Abril a 1 Maio
Largo Papa Paulo VI
https://bit.ly/flaneuraocentroleiriafb
Bombarral
7 a 29 Maio
Praça do Município
https://bit.ly/flaneuraocentrobombarralfb
Lourinhã
4 a 26 Junho
Praça José Máximo da Costa
https://bit.ly/flaneuraocentrolourinhafb
Torres Vedras (Santa Cruz)
2 a 24 Julho
Largo Jaime Baptista da Costa
https://bit.ly/flnraocentrotorresvedrasfb