Pela primeira vez, o evento tem um tema central, “Somos livres com livros”, dada a proximidade ao Dia da Liberdade, numa tentativa de abrir horizontes e tornar a Feira intelectualmente mais interessante.
As tradicionais bancas de livros estão presentes com a participação das livrarias Americana, Arquivo, Boa Leitura, Gráfica de Leiria e Letras e Livros, contando também com a colaboração das Edições Tinta da China.
A edição de 2019 traz a Leiria alguns dos nomes mais sonantes do panorama cultural português, naquela que é a inovação do evento: a exploração da dimensão da palavra.
Gonçalo M. Tavares, escritor finalista do prémio europeu de literatura Jean Monnet, leciona um curso de dez horas sobre Cultura, Literatura e Pensamento Contemporâneo, numa iniciativa que pretende ser formativa e possibilitar um contacto mais direto entre escritor e leitores.
Associando a palavra à imagem, está patente a exposição de fotografia “25 de Abril, 45 anos”, de Alfredo Cunha, conhecido como o fotógrafo de Abril, e que mostra os diferentes momentos do que foi o 25 de Abril de 1974.
Também a palavra humorística tem lugar na Feira do Livro com a presença de Ricardo Araújo Pereira, que, no dia 31, apresenta a obra “Estar vivo aleija”, e Sérgio Godinho, músico com ligações ao Dia da Liberdade e com incursões na literatura, vem à Feira falar do seu livro “Estocolmo”.
É ainda de destacar a participação de escritores leirienses, que têm o seu próprio espaço para contacto direto com leitores.
Para os mais novos, está ainda preparada a atividade “Acampar com Histórias”, ou seja, uma dormida junto de livros, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
A completar o leque de atividades, estão agendados peças de teatro, palestras com escritores nacionais, sessões de autógrafos, concertos musicais e uma entrega de prémios.
Consulte aqui o programa completo.