Esta é uma exposição que procura abordar a evolução do espaço urbano que enforma a cidade de Leiria, num percurso milenar.
Partindo de uma perspetiva histórica debruçada sobre as várias opções e consequentes transformações do desenho urbano, pretende-se compreender a cidade de hoje.
Suportando-se nos conhecimentos que a geologia, geografia e arqueologia nos trazem, iniciamos este percurso com a chegada dos homens a esta região, seguida dos primeiros assentamentos permanentes, percorrendo os diferentes tempos, onde o papel que esta urbe desempenhou foi naturalmente variável ao longo do tempo, chegando até aos dias de hoje.
Partindo dos desenhos, vistas, cartas e plantas que ao longo dos tempos os artistas, viajantes, militares e posteriormente arquitetos e urbanistas fizeram deste espaço que hoje é Leiria, pretende-se conhecer e interpretar as opções tomadas, as condicionantes e os desafios a que urbanistas e responsáveis políticos foram dando resposta.
A exposição consiste em estruturas autoportantes com painéis informativos, complementados por multimédia com informação que permite uma exploração mais minuciosa da documentação exposta.
Adaptando-se aos tempos em que vivemos esta exposição, na sua versão física está num espaço aberto, e simultaneamente estará online em site próprio a partir do dia 14 de novembro.
A exposição Cidade de Leiria – Tamanho e Desenho estará patente até 31 de dezembro de 2021.